EN-US

Agricultura Digital: confira 5 ferramentas para auxiliar no campo

A agricultura digital é uma realidade no setor, pois a automatização dos processos está cada vez mais em alta para o aumento de produtividade nas lavouras.

Utilizar as ferramentas certas traz uma série de benefícios, uma vez que a agricultura digital reduz os custos e melhora a precisão de tudo que pode ser realizado na safra.

Sendo assim, vamos apresentar aqui cinco ferramentas que fazem parte da agricultura digital. Confira!

 

1. GPS

Abrindo a lista de ferramentas da agricultura digital, nós temos o GPS (Sistema de Posicionamento Global). Ele faz a leitura da lavoura, além de automatizar o processo de utilização das máquinas agrícolas.

Com o GPS, é possível deixar as máquinas no piloto automático, melhorando a plantabilidade, reduzindo a sobreposição de insumos, aumentado a agilidade do processo.

O GPS ajuda no levantamento de dados para irrigação do solo e nas aplicações mais eficazes dos fungicidas, sendo uma excelente ferramenta da agricultura digital.

 

 

2. Drones

Os drones são uma tendência na agricultura digital, uma vez que possuem alta tecnologia e podem ser muito úteis.

Eles auxiliam no mapeamento e identificação de pragas e doenças, além de áreas de baixa fertilidade e falhas de plantio, reduzindo os custos e aumentando a rentabilidade na safra.

 

 

3. Imagens NDVI

As imagens NDVI são feitas via satélite, apresentando possíveis anomalias na plantação e no solo, auxiliando no manejo, que contribuem para diagnosticar doenças, pragas e adversidades ocorridas na safra, sendo extremamente importante para os produtores rurais.

Quando há alguma alteração no desenvolvimento da cultura, seja pela ocorrência de pragas, doenças, deficiências, entre outras, a planta altera sua absorção e reflectância das luzes incidentes.

Então, o índice de NDVI é um cálculo realizado com base nestas bandas espectrais, captadas pelos sensores que consideram espectro infravermelho próximo (reflete a estrutura celular das plantas) e o infravermelho visível (região de grande absorção), fornecendo uma relação com a sanidade da cultura.

 

 

4. Sensores de campo

Os sensores de campo são ferramentas de alta tecnologia, capazes de identificar dados referente a temperatura do ar, condições do solo, pragas e doenças, além de tantas outras demandas da agricultura digital.

Os sensores também são uma excelente ferramenta para avaliar a topografia da fazenda, ou seja, tem diversas utilidades no cotidiano do agricultor.

 

 

5. Plataformas de agricultura digitial

Por fim, mas não menos importante, as plataformas digitais são a mais nova e  eficaz forma de trabalhar no campo. Elas auxiliam na rentabilidade e na produtividade, diminuindo e muito os custos diários.

Um exemplo de plataforma digital é a DigiFarmz, que é uma ferramenta que tem o propósito de dar as melhores opções aos produtores rurais no quesito de enfrentamento de doenças da soja.

Com plataformas digitais, o agricultor tem mais opções, pois há muitas informações em bancos de dados, além de pesquisas científicas elaboradas com o intuito de ajudar nas aplicações de fungicidas, quantidades, datas de aplicação, clima etc., sendo uma excelente alternativa de investimento.

Quando o assunto é reduzir as perdas de produtividade por manejos incorretos, conte com a DigiFarmz. Somos uma plataforma que ajuda a melhores as tomadas de decisão através de sugestões inteligentes, em busca do melhor custo-benefício e resultados. Clique no botão e marque uma demonstração com a nossa equipe!

Você pode gostar de ler também: