EN-US

O que é o NDVI e qual é a sua importância na agricultura?

NDVI é uma ferramenta valiosa para uma variedade de aplicações, incluindo monitoramento ambiental, estudos agrícolasprevisão de safradetecção de mudanças na cobertura vegetal e muito mais. 

A partir disso, diversos agricultores e tomadores de decisão conseguem acompanhar as condições da vegetação ao longo do tempo e em diferentes áreas geográficas, com base em informações coletadas por satélites e outras fontes de sensoriamento remoto.

Sem dúvida é uma tecnologia que faz toda a diferença para um cultivo mais saudável e rentável e você confere mais informações seguindo a leitura. Aproveite! 

 

O que é NDVI?

NDVI é a sigla para Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (Normalized Difference Vegetation Index – do inglês). 

É um índice usado para medir a saúde e a densidade da vegetação através de imagens de satélite, auxiliando no monitoramento das lavouras, e nas tomadas de decisão relacionadas ao manejo da cultura. 

Sua principal função é medir a quantidade de reflectância das folhas, indicando parâmetros de nutrição, déficits hídricos, sanidade das plantas e outras informações. 

 

Além disso, o NDVI é uma tecnologia útil para determinar o acúmulo de biomassa das culturas, realizar estimativas de produção e definir de zonas de manejo.

A partir dessa ferramenta você consegue analisar a condição da cultura em circunstâncias reais, podendo ser observados detalhes desde a sanidade e a nutrição das plantas e, até mesmo, do estado hídrico da cultura e do solo. 

 

Como se obtém este índice?

O NDVI por ser obtido de três maneiras:

  1. Pela utilização de radiômetros de campo;
  2. Em nível orbital, a partir de satélites;
  3. Aplicada a nível terrestre/aéreo.

valor apresentado é obtido por meio de uma equação, que considera duas bandas do espectro eletromagnético das plantas, captadas por sensores. Dessa forma, utiliza-se o espectro do infravermelho próximo (NIR), que está relacionado com a estrutura celular das plantas, e o infravermelho visível (RED), região do espectro de grande absorção pela clorofila.

Este índice apresenta variação numérica de -1 a +1, sendo os valores positivos referentes ao vigor vegetativo da cultura, enquanto que os valores negativos indicam presença de água ou ausência de vegetação.

 

Qual a importância do NDVI na agricultura?

Quando há alguma alteração no desenvolvimento da cultura, seja pela ocorrência de pragas, doenças, deficiências nutricionais ou de água, a planta altera sua absorção e reflectância das luzes incidentes sendo detectadas pelo NDVI, devido a sua sensibilidade.

Dessa forma, o NDVI é uma ferramenta importante para auxiliar na tomada de decisões já que permite detectar:

  • Deficiências nutricionais;
  • Estresse hídrico;
  • Identificação da incidência de pragas e doenças; 
  • Detecção de falhas de plantio.

 

Além disso, o NDVI ainda pode ser utilizado para:

  • Estimativa da produtividade;
  • Aplicação personalizada de insumos;
  • Monitoramento da lavoura;
  • Otimização do uso de água.

 

Saiba mais sobre tecnologia de aplicação e melhore a qualidade das aplicações na sua lavoura. Clique no e-book do seu interesse e baixe grátis!

 

Como analisar imagens NDVI?

Para a explicação sobre como analisar imagens NDVI ficar mais clara, vamos trabalhar com um exemplo prático. Veja a figura a seguir:

Exemplo de como o NDVI funciona

Quanto mais verde for a coloração da imagem, mais próximo de +1 será o valor de NDVI e, quanto mais vermelho for, o índice estará com valores baixos, mais próximo a 0 do que ao 1.

Dessa forma, para cada faixa de valores é atribuída uma cor. No exemplo prático que trazemos, as áreas com NDVI de 0 a 0,78 são exibidas em vermelho; de 0,78 a 0,82 em laranja/amarelo; de 0,83 a 1 em verde.

Valores próximos a 1 indicam a presença de vegetação fotossinteticamente ativa, ou seja, plantas verdes e sadias, com alta concentração de clorofila. Por outro lado, valores próximos a 0 estão relacionados à presença de rochas e solo exposto. Nesse caso notamos:

  • Áreas vermelhas ao redor de cada talhão, que são as estradas, ou seja, sem presença de vegetação;
  • Na lavoura, partes verdes com NDVI mais alto, ou seja, boa saúde das plantas e as áreas mais vermelhas, indicando NDVI menor, com algum tipo de problema a campo.

 

Com esses dados, o produtor consegue detectar onde estão as áreas com problemas e, ao fazer a vistoria na lavoura, pontualmente, ele consegue identificá-los.

No exemplo, com a ida ao campo, foi constatada que nas áreas vermelhas do mapa havia incidência de doenças foliares, indicando o controle da mesma.

Contar com o NDVI para o acompanhamento seguro da lavoura é fundamental para uma safra produtiva. A boa notícia é que isso é completamente possível com a DigiFarmz.

Nosso software agrícola, especializado na cultura da soja e do trigo, disponibiliza imagens de NDVI, além de combinar dados de pesquisas, informações climatológicas, datas de semeadura e muito mais. 

Converse com um dos nossos consultores e marque uma demonstração gratuita da plataforma e do uso do NDVI clicando no botão abaixo! 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Você pode gostar de ler também: