Por ser um dos segmentos mais importantes e decisivos do cenário econômico brasileiro e mundial, a agricultura tem recebido investimentos de grande porte, incluindo pesquisa, tecnologia e inovações tecnológicas. Mesmo assim, o mercado agropecuário brasileiro ainda oferece muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

O agronegócio tem como principal objetivo conseguir produzir mais alimentos, mas otimizando os custos e, dessa forma, melhorar a rentabilidade de toda a operação. Para isso, assim como outras organizações existentes, deve utilizar, da melhor forma possível, os recursos que possui. 

Pode parecer uma fórmula simples de seguir, mas isso só é possível através de uma gestão agrícola eficaz, capaz de poupar o tempo do produtor para ele utilizá-lo em outras atividades igualmente importantes, além de propiciar uma série de vantagens, que iremos tratar a seguir.

O que é uma gestão agrícola?

Uma gestão agrícola inclui tarefas que compreendem toda a operação agrícola. É necessário gerir o negócio como um todo através de inúmeras frentes, tais como: planejamento, registro e organização das informações, planejamento orçamentário, análise de custos e receitas, análise do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros, controle do estoque, gerenciamento da equipe, máquinas e implementos, controle de pragas, saúde e nutrição dos animais, água e insumos, meteorologia, comercialização, comunicação, entre tantas outras coisas.

O que é uma gestão agrícola eficaz?

Para que essa gestão seja eficaz, o produtor ou consultor técnico deve buscar, constantemente, inovações tecnológicas viáveis e acessíveis para a gestão da sua propriedade. Afinal, são essas inovações que vão agregando eficácia e valor ao negócio ao longo do tempo. 

Entre essas novas tecnologias, já existem softwares que auxiliam na gestão agrícola, tornando-a mais simplificada e otimizada. Vale à pena conhecer as opções disponíveis no mercado e analisar quais seriam viáveis para o seu negócio.

 

Você também pode se interessar por esses outros conteúdos:
Como a DigiFarmz sabe as condições climáticas da minha lavoura?
Preciso ter algum programa para trabalhar com a plataforma DigiFarmz?

 

Além de tudo isso, é importante que o produtor tenha acesso, de uma forma rápida e ágil, a todas as informações estratégicas, capazes de facilitar a tomada de decisões e, consequentemente, aumentar a produtividade e gerar melhores resultados para o negócio.

Quais são as vantagens da gestão agrícola para o produtor?

  • A gestão agrícola é capaz de definir todo o processo, traduzindo-o em números contábeis e de gestão;
  • Possibilita uma rotina organizada e mais ágil; 
  • Auxilia a criação de processos que dão previsibilidade às atividades agrícolas;
  • Indica os níveis ideais de investimento em bens materiais e em tecnologia;
  • Permite que o processo de governança da agricultura tenha um nível profissional maior, o que é benéfico para todos os stakeholders;
  • Simplifica o controle de todo o processo;
  • Atribui maior assertividade à tomada de decisões;
  • Agrega valor ao negócio como um todo.

Considerando todas essas vantagens, você, produtor rural ou consultor técnico, já deve ter concluído que a gestão agrícola não é mais um diferencial, mas sim, uma necessidade. Mas, ao invés de enxergá-la como uma pendência, onde há mais riscos de procrastinação, veja-a como uma aliada para o crescimento sustentável do seu negócio

Você e o agronegócio como um todo só têm a ganhar com uma gestão agrícola eficaz. Vamos aproveitar essa oportunidade?

Continue acompanhando os conteúdos da DigiFarmz e conte sempre com a nossa parceria. 

Deixe uma resposta