Manejo Fitossanitário

Qual a relação entre a cultivar semeada e a escolha dos fungicidas?

A relação entre a cultivar semeada e a escolha dos fungicidas é direta e abrange vários fatores. Se você, produtor rural, optar por uma cultivar com maior sensibilidade a doenças, precisará de um programa de fungicida bem ajustado para esta cultivar e com melhores eficácias, assim como possivelmente necessitará de uma maior frequência de aplicações. Por outro lado, se optar por uma cultivar com maior nível de tolerância, a frequência de aplicações poderá ser menor, e mesmo assim obter o mesmo sucesso no manejo fitossanitário da lavoura. 

Esse conhecimento do nível de sensibilidade de doenças da cultivar também interfere na decisão sobre o início da pulverização e o intervalo entre aplicações. Exemplificando, se você tiver uma cultivar bastante sensível, você vai ter que começar a pulverizar mais cedo, sendo que o intervalo de aplicação não poderá ser maior do que 14 dias, tendendo a 12/10 dias, claro que, em condições ambientais favoráveis para o fungo. 

FungicidasNo caso de você ter uma cultivar com algum grau de tolerância a ferrugem, por exemplo uma com tecnologia Inox, você poderá começar a pulverizar mais tarde e ampliar um pouco o intervalo entre aplicações

No que se refere aos tipos e graus de tolerância, no caso de você ter um material tolerante à ferrugem, a sua maior preocupação deixa de ser a ferrugem e passam a ser a antracnose, oídio e manchas (como por exemplo mancha alvo, mancha olho de rã, mancha parda, entre outras), e claro, dependendo muito da sua região de cultivo. 

Mas, se você tiver uma cultivar muito sensível a duas doenças, por exemplo, ferrugem e mancha alvo, você vai ter que usar produtos que controlem as duas moléstias simultaneamente. 

A rigor, não existem cultivares que são tolerantes a todas as doenças. Portanto, é fundamental que você conheça a sua cultivar quanto a tolerância aos patógenos, para que você possa ter mais segurança na hora de escolher os melhores fungicidas para ela e, inclusive, que você possa planejar as próximas safras quanto à compra dos produtos. 


Você também pode se interessar por esses outros conteúdos:
6 Dicas para economizar na compra de defensivos
Como saber quais os melhores defensivos?

 

Por tudo isso, o conhecimento da cultivar passa a ter uma importância muito grande no que se refere a escolha adequada dos fungicidas.

E como obter esse grau de conhecimento sobre a sua cultivar?

Através de pesquisas, laudos técnicos, gestão agrícola, planejamento, além de soluções tecnológicas capazes de fornecer informações precisas em tempo real. 

As Agtechs, por exemplo, através de soluções em forma de aplicativos, com o tempo, passam a ser “o braço direito” do produtor ou consultor técnico, tamanha é a utilidade que oferecem para o dia a dia do homem do campo. 

Sendo uma Agtech especialista no controle das doenças da soja, a DigiFarmz, através da combinação de informações climatológicas, genéticas de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros, auxilia você na sua tomada de decisão no controle das doenças da soja, incluindo a escolha dos fungicidas para a sua lavoura. 

Continue contando com a nossa parceria e acompanhando os nossos conteúdos através do site da DigiFarmz.   

Deixe uma resposta